Pesquisar

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Projetando o futuro




Em todos os sites já começaram aparecer comparações entre Santos x Barcelona. Posição por posição, então vamos fazer uma breve comparação aqui individual e depois falo de conjunto.

Victor Váldes x Rafael

Essa comparação acho equilibrada, não considero o Váldes um goleiro excepcional, Rafael é muito promissor, terminou bem a Libertadores, porém se lembram no começo de competição quanto ele foi criticado? O Santos até contratou um goleiro mas experiente. Devido a essa irregularidade do goleiro santista, aponto Váldes como melhor.

Puyol x Edu Dracena

Os dois capitães. Porém essa pra mim tá fácil, Puyol foi recentemente campeão mundial, é considerado um dos melhores zagueiros do mundo e têm uma grande longevidade no Barcelona. Edu era contestado no fim do ano passado, a chegada de Muricy mudou esse quadro, mas o capitão espanhol ainda está alguns patamares acima.

Piqué x Durval

Olha, o Durval está numa fase espetacular, Muricy fez ele jogar muito mais do que vinha jogando, mas Gerrard Piqué pra mim hoje é o melhor do mundo na zaga. sabe sair jogando, é rápido, técnico, não dá um chutão. Os santistas vão ficar bravos, mas sem sombra de dúvidas, Piqué.

Adriano x Léo

Tá aí um confronto equilibrado, gosto muito do Léo, um lateral que embora idade avançada apoia muito bem o ataque e defende bem também. O Adriano quando jogava no Coritiba também era muito destacado, posteriormente no Sevilha também foi destaque, no fim do ano passado chegou ao Barcelona. E hoje é o reserva da lateral esquerda da seleção de Mano Menezes. Olha, eu diria que aqui temos um empate.

Daniel Alves x Jonathan

Aí fica até sacanagem a comparação, Daniel Alves é titular da seleção, considerado por muitos o melhor lateral direito do mundo, está muito acima do Jonathan, ou do Danilo, ou do Pará.

Busquets x Adriano

Um monstro contra o Penãrol o Adriano, Na marcação anulou a principal arma Uruguaia, Martinuccio. Pra sair pro jogo, não tem tanta qualidade assim. Diferentemente de Busquets, que marca e saí pro jogo. Como já disse, o Barcelona é um time que não dá chutão, e isso se deve muito também ao seu volante que sabe jogar, também da selecão espanhola.

Xavi Hernández x Arouca

Arouca é um volante moderno, porque marca e também sai pro jogo, se a comparação fosse com Busquets seria mais equilibrada, mas estamos falando de Xavi, a espinha dorsal do Barça e da Espanha, o cérebro dessas duas equipes tão vitoriosas, Xavi é peça fundamental no esquema de jogo do Barcelona, é um jogador experiente que praticamente domina o jogo. Se o Barcelona tem 70% de posse de bola em todo jogo, muito se deve a ele. Repito, gosto do Arouca, mas na comparação com o Xavi ele perde, e de longe...

Iniesta x Elano

Taí outra comparação mais ou menos equilibrada, Elano jogou bem na seleção e foi um dos destaques da fraca campanha Brasileira na Copa 2010. Elano é um grande jogador, dá bons passes, bola parada. Mas a meu ver Iniesta é mais jogador, também jogador da Espanha, foi o vice-melhor do mundo (se é que existe), fez o gol na final da Copa, enfim, acho mais jogador, eu e a maioria.

Pedro x Ganso

Nessa comparação o time brasileiro vence de longe, embora Pedro seja um jovem muito promissor, campeão mundial pela Espanha, um coadjuvante de luxo no time Espanhol, Paulo Henrique Ganso já é uma realidade do futebol mundial, tem muito mais qualidade que Pedro, nem preciso me alongar muito porquê todos já o conhecem.

Messi x Neymar

Talvez o confronto mais falado hoje em dia no futebol mundial, Neymar é um gênio da bola, com certeza será protagonista do Brasil nas próximas Copas do Mundo, diria que se a comparação fosse com qualquer outro, exceto Cristiano Ronaldo, o garoto santista levaria vantagem. Mas a comparação é simplesmente com o melhor jogador do mundo, eu nem vou ficar me estendendo muito nessa comparação. Neymar venceria todos, exceto dois jogadores, Messi é um deles.

David Villa x Borges

Borges é um goleador nato, demonstrou isso aonde jogou. Porém, Villa além de ser um goleador também possui atributos que o diferenciam de um centroavante comum. Vale lembrar que o Espanhol foi um dos artilheiros da Copa do Mundo de 2010 e ajudou muito sua seleção a vencer. Villa é um jogador mais completo que o centroavante do Santos.

______

Bom ficou assim, no quesito individual, 1 empate, 1 vitória do Santos e 9 do Barcelona.

No coletivo também acho o Barcelona superior, as principais diferenças são: O Barcelona não dá chutão, eu desafio qualquer um a achar um lance que o Barcelona rifou a bola, e a posse de bola, o controle das ações, que isso o time catalão também faz bem demais.

Além do que, o Santos pode perder peças chave até o Mundial. Se com o time de hoje já acho dificílimo, sem os melhores é quase impossível. Digo quase porque no futebol nunca podemos cravar nada.

Um comentário:

  1. Mto bacana o posta. Concordo com a maioria das comparaçoes mas acredito que o Rafael ainda vai brilhar mto como goleiro...só falta a experiencia q tem Valdés.

    Parabens pelo blog Adriel.

    uou uou iei iei

    ResponderExcluir