Pesquisar

sábado, 2 de julho de 2011

Capoeira: a herança da história brasileira



Ritmo e batucada da capoeira até hoje faz sucesso e ganha novos adeptos 

A capoeira é considerada atualmente um dos principais esportes nacionais. Surgiu entre os escravos como um grito de liberdade. Os negros foram trazidos ao Brasil para trabalhar nas lavouras de cana de açúcar como mão-de-obra escrava. E de lá surgiu a capoeira.
Capoeiras eram áreas semidesmatadas onde os escravos treinavam seus golpes. Quase acrobáticos e com aspecto de dança, a luta contribuiu para enganar os senhores de engenho, que permitiam a prática, julgando-a uma brincadeira dos escravos.
As rodas são ritmadas pelos toques de instrumentos e palmas dos capoeiristas. O berimbau, que servia para dar ritmo ao jogo, também anunciava a chegada de um feitor, ou seja, a hora de transformar a luta em dança.

A duração de cada jogo varia de acordo com a quantidade de capoeiristas que compõem a roda e que irão jogar.

Outro fato é que capoeira não se faz sozinho, por isso é imprescindível a participação dentro de um grupo. Seu ensino é baseado na vivência e prática regular. Isso exige que o indivíduo se molde a um grupo e passe a conviver com as diferenças existentes neste núcleo de pessoas, num exercício de tolerância.

A capacidade de improvisação, de conseguir se adaptar às diferenças e de dramatizar as situações são características que o praticante vai adquirindo com o treinamento, envolvendo malícia e brincadeira.

Como modalidade esportiva, ela mesma deverá ter um enfoque especial para competição, estabelecendo-se treinamentos físicos, técnicos e táticos. Como atividade física a prática da capoeira envolve exercícios aeróbicos (que provocam o aumento de freqüência cardíaca e queima de gordura) e anaeróbicos (desenvolvimento muscular), proporcionando flexibilidade, força muscular e resistência física.

O treino regular é fundamental para que o capoeirista consiga ter um bom desempenho durante o jogo. Ter molejo no corpo e jogo de cintura são termos empregados para incentivar as habilidades do jogador. Para ter resistência e fôlego, o ideal é que o capoeirista não tenha vícios de cigarro, bebidas ou drogas que comprometem a resistência. A prática pode ser feita por pessoas de qualquer idade e condição física. "Cada um vai trabalhar os movimentos dentro dos limites do seu corpo, mas é pelo caráter esportivo e pela filosofia que a capoeira ganha e mantém as pessoas na atividade ao longo dos anos", explica o contra-mestre Nino.

2 comentários:

  1. Capoeira ; Quais são as Heranças trazidas para o Brasil

    ResponderExcluir
  2. Quais tipos de forças utilizadas na capoeira?

    ResponderExcluir