Pesquisar

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Renascimento do futebol Uruguaio



Começou em 2009, perdendo o jogo pra Argentina, onde a seleção foi obrigada a disputar repescagem pro mundial 2010. Ganhou e chegou lá desacreditada.
Foi quarta colocada, deixando pra trás equipes como Brasil e Argentina, rivais que também foram ultrapassados nessa Copa América, onde já falaremos.
Depois de uma copa irretocável, o quarto lugar, melhor jogador da Copa, chegou 2011.
Quase simultaneamente chegou a Copa Libertadores – dessa vez uma competição entre clubes.  Aqui vale uma outra ressalva, há muito tempo uma equipe uruguaia não chegava longe nessa competição.
O Peñarol quebrou esse tabu e só não foi campeão por que pegou um Santos inspirado, em minha opinião e da crítica em geral um dos melhores times do mundo (eu disse um dos, claro que não é o melhor, não precisam me atacar, rs).
O time também chegou a final do mundial sub-17 esse ano, indicando que pode haver uma boa renovação daqui a algum tempo, tanto para 2014, quanto para 2018.
A equipe uruguaia finalizou esse seu renascimento com chave de ouro, conquistando a Copa América, se tornando o maior campeão de Copas América com 15 conquistas.  Deixando pra trás adversários com Brasil e Argentina, citados acima.
Eu como torcedor saudosista que sou, acho maravilhoso este retorno uruguaio com destaque no cenário do futebol mundial. A celeste olímpica mereceu estas conquistam, que a fazem sonhar maiores aspirações no futuro. Tanto com essa geração de Forlán e Cia, como a geração que está por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário